Carmélia Gonçalves de Farias, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade (POSLET) Mestranda, UNIFESSPA, Bolsista FAPESPA. carmeliafarias@hotmail.com Eliane Pereira Machado Soares, Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Sociedade (POSLET), Doutora, UNIFESSPA. eliane@unifesspa.edu.br INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo analisar o ensino bilíngue dentro das escolas indígenas da Terra Indígena Mãe Maria, onde residem os povos Akrãrikatêjê, Kyikatêjê e Parkatêjê, e refletir acerca de alguns pontos que circundam a temática da educação indígena como a relação que os indígenas têm com a língua portuguesa no contexto escolar, haja vista que a escola é o lugar de acolhimento e troca de conhecimento dentro das aldeias que desenvolvem um projeto educacional diferenciado. Destacando que este estudo é um recorte o qual fará corpus à uma pesquisa de mestrado em andamento Os estudos sociolinguísticos têm proporcionado inúmeras reflexões acerca da situação linguística ...
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